Protocolo desenvolvido pela Cisco para manter a base de vlans entre os switches íntegra, lembrando que se em determinado switch a vlan não existir, não haverá a passagem de informações dessa vlan para outros switches ligados por enlaces troncos.

Funcionamento básico

É criada uma estrutura de troca de informações denominado DOMÍNIO VTP, todos os switches que pertencerem a esse domínio terão as informações de VLANs necessárias ao correto funcionamento dos switches. As informações são passadas pelo switch que tem função de servidor VTP com maior número de revisão, e essa informação será propagada para todos os switches que tem função de servidor ou cliente. Existe uma terceira função denominada transparente, onde as informações do protocolo VTP passam, mas não interegem com a base de vlan do switch, tal processo é uma maneira de assegurar não haver mudanças em switches com funções mais críticas sem a intervenção do administrador de redes, particularmente sugiro fazer esse processo em switches de camada de núcleo.

Outro procedimento interessante a ser executado é a alteração do nome do domínio e a inserção de senha, de forma a  mitigar a possibilidade de inserção de switches e a alteração de informações de vlans.

Os switches fazem as alterações da base de vlan verificando o número de revisão. O número de revisão é alterado pela inserção de vlans, remoção de vlans e nomeação de vlans, cada alteração dessa insere um número ao número de revisão. A troca de nome domínio zera o número de revisão.

Funções

Server: onde é possível a alteração da base de vlans (nesse switch existe o arquivo vlan.dat)

Client: recebe as informações de vlan de um servidor, não possui arquivo vlan.dat

Transparent: Por esse switch a informação de VTP passa pelos enlaces tronco, mas essa informações não interagem com o arquivo vlan.dat que ele possui

Requisitos 

1) A comunicação entre switches deve ser feita por enlaces tronco, sem poda manual

2) Definir as funções

Recomendações

1) Trocar nome do domínio vtp

2) Colocar senha

Comandos

switch(config)#vtp mode server 

switch(config)#vtp mode client

switch(config)#vtp mode transparent

switch(config)#vtp domain NOME

switch(config)#vtp password SENHA

switch(config)#vtp version 1 ou 2

switch#show vtp status